Isiara Caruso - escritora - contos, minicontos, poesia, poetrix - Buenos Aires, Porto Alegre

Notícias

43ª Feira do Livro da FURG

Isiara Caruso

Este ano estive na 43ª Feira do Livro da FURG, nela vivi momentos maravilhosos a bordo de meu livro COCOROTTI, na minha cidade adotiva, RIO GRANDE, minha terra do coração! Nela cheguei quando tinha apenas dois anos e aí vivi minha infância, adolescência, me formei professora no Instituto de Educação Juvenal Miller e Pedagoga na FURG. Nela nasceram meus filhos Rogério e Roberto "papareias" fervorosos e orgulhosos de suas origens.
 
 
 A 43ª Feira do Livro da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) aconteceu de 20 de janeiro a 31 de janeiro deste ano, na Praia do Cassino, em Rio Grande. Além de 25 bancas de livros houve uma intensa programação cultural preparada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em parceria com o Sesc e com a Secretaria de Município de Cultura do Rio Grande. As atividades ocorreram diariamente das 17h às 23h e se dividiram entre a Arena Cultural, o Espaço Literário e a Rua das Crianças. O principal destaque desta edição foram os espaços anexos para os projetos da Universidade ligados à economia solidária e para a Incubadora Cultura Viva.
 
 
O professor e escritor Oscar Luiz Brisolara foi o patrono da 43ª edição da Feira do Livro, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg), A pró-reitora e coordenadora geral da Feira do Livro, Lúcia Anello, disse que a escolha do nome de Brisolara tem a ver com “a persistência de ir ao encontro do sonho (de escrever), numa época de facilidades das redes sociais, mas também de necessidade de se ter o produto livro bem consolidado”. Isso, na opinião da pró-reitora, mostra aos jovens escritores que é possível abraçar a arte e a literatura e escrever. “A gente acredita que a arte da palavra nos torna efetivamente humanos”.
 
 
Oscar Luiz Brisolara atuou como docente em outras universidades, nas áreas de Latim, Linguística, Literatura e Língua Portuguesa. Na Furg, chegou em 1990, como professor visitante, e depois, em períodos distintos, como substituto. Aprovado em concurso público no ano 2004, passou a atuar nos cursos de Letras da Instituição, pela qual diz ter grande carinho. Aposentou-se após 40 anos de trabalho, em maio último. Tem dois livros lançados, ambos romances de ficção com base em personagens reais – "Sancta Lucrezia dei Cattanei" e "Dos Segredos de Eva Braun – Revelações Inusitadas do Sul do Brasil"